Fortalecimento da agricultura familiar é defendido na abertura do Rural Show em Nova Petrópolis

 

 

Crédito: Rejane Paludo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou da abertura da 6ª edição do Rural Show, realizada na tarde desta sexta-feira (29/6), em Nova Petrópolis, uma das maiores feiras da agricultura familiar. Mais de 300 pessoas prestigiaram a solenidade, que teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, representando o governador, do presidente da Emater/RS, Lino De David, do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, do presidente da Sicredi Pioniera, Márcio Port, e do prefeito Luiz Irineu Schenkel, entre outras autoridades regionais e estaduais. Também prestigiaram a abertura da Rural Show os presidentes da Fetag, Elton Weber, e da Ocergs/Secoop, Virgílio Périus.

Para o ministro Pepe Vargas, natural de Nova Petrópolis, apesar das dificuldades enfrentadas pela agropecuária, nos últimos anos o Brasil tem apresentado crescimento econômico e social, “melhorando a renda no meio rural, mais do que no urbano, fruto de um conjunto de políticas públicas de valorização do setor primário”. Ele destacou que a agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, gerados pela ocupação de 74% da mão-de-obra no campo. Hoje a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos rurais e ocupa 24% da área cultivada no país. “Se analisar todas as cadeias produtivas, vemos a importância da agricultura familiar também nas exportações”, afirmou o ministro.

“Feiras como o Rural Show são importantes para que os agricultores familiares possam conferir as inovações tecnológicas e se capacitarem para fortalecer, desenvolver, gerar mais renda e produzir mais alimentos com sustentabilidade”, salientou Pepe Vargas, ao antecipar instrumentos importantes que serão anunciados no Plano Safra 2012/2013 do MDA, no próximo dia 4, em Brasília, que possibilitarão que mais agricultores acessem créditos do Pronaf. “Todas as linhas de crédito terão juros abaixo da inflação”, disse. Segundo o ministro, vários instrumentos, como os Pronaf Jovem e Agroindústria, “ serão turbinados, pois queremos uma agricultura familiar forte, consolidada, para que possamos criar uma grande classe média rural, que produza alimentos para nossa soberania e segurança alimentar, melhorando a renda e a qualidade de vida de todos os agricultores”, finalizou.

COOPERATIVISMO
Representando o governador Tarso Genro, o secretário da SDR, Ivar Pavan, destacou o Ano Internacional e Estadual do Cooperativismo, sendo Nova Petrópolis a Capital Nacional do Cooperativismo. “Estamos diante da melhor mostra do potencial que tem a agricultura familiar no desenvolvimento econômico e social de nosso Estado, e diante da experiência de uma cooperativa (Piá) que valoriza o agricultor e sua produção e, assim, favorece a melhoria da renda”, observou Pavan, ao lembrar o compromisso do Governo do RS “de fazer do cooperativismo gaúcho uma grande força política e econômica para o desenvolvimento do Estado”. O secretário falou que, em 15 meses de governo e de nova Secretaria, foram aprovadas sete novas leis de apoio ao cooperativismo, que tratam de facilitar o acesso ao crédito, fornecer incentivos tributários e redução de tributos, além do programa de apoio à gestão das cooperativas, desenvolvidos em parceria com a Emater/RS-Ascar em todas as regiões do Estado.

“Estamos diante de um momento muito desafiador, mas também promissor”, afirmou Pavan, ao explicar que o grande desafio na agricultura familiar é garantir a sucessão no meio rural. Segundo ele, e de acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, na última década 276 mil agricultores gaúchos saíram do campo, reflexo da falta de infraestrutura, das dificuldades de renda e das poucas condições do jovem agricultor manter uma vida normal. “Precisamos retomar o processo de valorização da agricultura familiar”, frisou o secretário.

Para o presidente da Emater/RS e superintendente Geral da Ascar, Lino De David, a Rural Show reúne esforços, cujos objetivos comuns é o fortalecimento da agricultura familiar, como grande produtora de alimentos. “Vemos aqui a pujança da nossa agricultura familiar, que também tem caráter político, pois coloca esse setor na pauta do país e passa assim a ser reconhecida pela sua importância econômica, social, política e cultural, determinante para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado e do país”, disse De David.

Ao final da solenidade, foi realizado ato de fundação da primeira Federação de Cooperativas Escolares (Fecoopes Pioneira), com eleição e posse da Diretoria, presidida pela estudante Fernanda Fiorin. A Fecoopes reúne 12 cooperativas escolares já constituídas na região, e se propõe a ser um laboratório de aprendizagem de cooperativismo, no desenvolvimento de redes de “intercooperação” de cidadania, responsabilidade e ética.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalistas Adriane Bertoglio Rodrigues e Rejane Paludo
51-9994-5020 e 54- 9976-8863

Imprimir
<< Voltar